EAD

Faculdade Letras EAD Um Ano Depois

Postado Por Dicas Rodapé - sexta-feira, janeiro 05, 2018

Olá pessoal, hoje quero compartilhar com vocês um pouco da minha experiência estudando a distância, como foi esses últimos doze meses de faculdade semi-presencial o que achei, se estou aprendendo, se é difícil ou mais fácil, vou contar tudo pra vocês, espero que gostem!


A primeira coisa que gostaria de falar aqui pra vocês é sobre o modelo que escolhi pra estudo, eu sempre tive vontade de fazer faculdade e financeiramente nunca consegui, confesso que fiquei assustada com a possibilidade de não dar conta de estudar em casa e fracassar, mais acredito que minha fé em conquistar algo tão sonhado foi maior que qualquer obstáculo que enfrentei esse ano.


Então Por quê escolhi esse modelo de estudo? A resposta é bem simples, valores, busquei estudar dessa maneira por ser o que podia pagar no momento e confesso que ainda acho caro as vezes no final do mês rs, estou fazendo licenciatura em português e inglês no modelos semi-presencial ou seja vou algumas vezes por semana até a instituição de ensino para assistir as vídeo aulas, tirar dúvidas, fazer trabalhos e etc. Isso me ajuda um bocado no final do semestre acredito que se fosse totalmente a distancia seria um fiasco no meu caso, sei que tem muita gente que dá conta de estudar totalmente a distancia. Separei alguns pontos importantes que todo mundo deve ter conhecimento ao iniciar uma graduação a distancia, bora conferir!


1- Não se iluda, estuda se mais que o normal
Muita gente acredita que estudar a distancia é sinônimo de não estudar, é ai que muitos se enganam, garanto a vocês que esse ano eu me desdobrei para atender todas as minhas disciplinas de forma satisfatória, em época de provas surtei como qualquer aluno de ensino presencial ou as vezes até em maior escala porque foram muitas as dúvidas, então retire esse pensamento de que estudar a distancia é mole e não se estuda muito Ok!


2- Tenha Disciplina Ou Então...
Uma das coisas que mais aprendi esse ano foi ter disciplina, separar meus horários e cumpri-los, traçar objetivos e alcança-los, foi duro e as vezes me dava vontade de sair correndo, mais aprendi ser disciplinada em muito mais coisas que só no estudo e isso me fez um bem enorme.



3-Dica de ouro, Seja organizado na hora de estudar
Uma missão não tão complicada no meu caso porque sou de virgem, naturalmente maniaca por organização, mais ainda assim aprendi umas coisinhas básicas com o estudo em casa, fiz um cronograma pra leitura, pra vídeo aulas, para responder exercícios e funcionou muito bem acredite vale a pena organizar isso tudo durante os dias da semana você sente os resultados!


4- Se esforce mais...
Uma vantagem mega proveitosa de se estudar em casa, no conforto do seu lar é ter liberdade, se você não entendeu aquela palavra busque respostas, se nunca ouviu sobre determinado autor, procure mais sobre ele, aquela matéria é um alienígena e você a desconhece por completo tai sua chance entre na internet e ganhe o mundo, se esforce mais, vá além do que suas aulas lhe disponibilizam isso ajuda muito na hora das provas e trabalhos com aquelas pegadinhas infernais que a gente nunca entende.


5-Não Desista, o melhor esta por vir!!!
Não posso negar aquela coceira de desistir que me bateu em muitos momentos de cansaço, mais eu me lembrava que esta só começando, que espécie de pessoa seria se parasse no meio do caminho depois de sei lá oito meses, fala sério não me olharia no espelho se fizesse isso, já desisti de outras coisas porque não as queria de fato, mais é minha formação, a tão sonhada faculdade que sempre quis, então não desista, o melhor esta por vir, quando pegarmos aquele bendito canudo e Pah formados, é meu maior sonho, e depois disso? Claro tentar atuar na área da melhor forma possível porque nada nessa vida é garantido não mesmo? Estou nesse barco mais pelo aprendizado do qualquer outra coisa.


Estudar a distância é algo completamente novo não só pra mim, mais para o mercado, todos estão conhecendo essa metodologia agora, é uma baita novidade e claro terá falhas porque é algo diferente, nunca feito antes, então compreenda que falei sobre muitas coisas boas, mais tem o lado ruim, tem as falhas de sistema de instituição para instituição, e a falta do professor todos os dias, por e-mail é viável mais não supre todas as necessidades, tem os problemas de adaptação e olha pra algumas pessoas essa é a pior parte, tem gente que nunca ligou um computador se aventurando no EAD, então esteja preparado para as dificuldade porque lhe garanto elas existem.


Esse ano foi um ano intenso, de conquistas, de realizações a maior delas a graduação, estou muito feliz aprendi um bocado de coisas boas, matérias novas, conteúdos que nunca vi, e tive a oportunidade de conhecimento era o que mais desejava, daqui 12 meses eu volto pra contar como foi, vejo vocês em breve, beijos!

  • Compartilhar:

Você Também Pode Gostar

8 comentários

  1. Acredito que nunca tinha lido sobre faculdade a distância, apesar de já ter ouvido falar, mas nunca parei para pensar nessa possibilidade.
    O post ficou bem bacana, e foi ótimo ver sua experiência.
    Fico feliz por você estar seguindo um grande sonho e é admirável sua determinação. Continue e não desista mesmo, em?

    Bjoos!

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Nossa pensei que estudar a distancia fosse mais fácil, mas pelo visto é ainda mais complicado, não sei se daria conta pois não sou tão organizada assim.
    Achei bem interessante seu post.
    Boa sorte na continuação da faculdade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Eu fiz minha pós graduação em revisão de textos de forma totalmente online, só a prova que era presencial, e foi a melhor coisa que fiz na vida. Não tenho saco para sala de aula. Já passo o dia todo ali, ficar por mais duas a quatro horas por dia era as trevas, haha. Agora vou fazer mais um curso, online, e pretendo fazer mais uma pós ano que vem, na mesma modalidade. Prefiro mil vezes estudar sozinha e tirar as dúvidas com o tutor, de forma simples e direta, do que enfrentar uma carteira, um professor que tá pouco se fodendo pro aluno e que fala mais coisas desnecessárias do que deveria <3

    Beijos
    @blogodiariodoleitor

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Acho a faculdade uma ótima alternativa! Sempre tento convencer minha mãe a fazer, mas ela tem medo de não dar conta, sabe? Adorei sua postagem, vai dar um empurrãozinho em muita gente! Ah, e parabéns! Beijos <3

    ResponderExcluir
  5. Que texto maravilhoso menina, além de nos passar ótimas dicas, ele é totalmente motivacional para nós que fazemos tudo a distância, estudar nunca é de mais e conhecimento a gente só aprende assim!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. fico feliz por vc, com disciplina e organização vc deu um passo importante na vida... eu pretendo fazer uma especialização EAD pois a graduação eu concluí presencial, no campus mesmo e talz... mas receio fracassar no quesito disciplina e deixar a preguiça de lado xD

    bjs...

    ResponderExcluir
  7. Oii
    Sou formada em Letras, mas fiz a faculdade presencial! Eu me apaixonei muito pelo curso, espero que você também goste! Presencial ou não quem não estuda sempre se dá mal!
    Sucesso nessa caminhada!
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Bem legal você dividir sua experiência! Eu fiz uma pós online e achei fraca, e mesmo assim me faltou um pouco de organização... Hehe... Sou de Peixes, o caos em pessoa, ser de Virgem deve realmente facilitar as coisas... Rs... Não desista mesmo do seu sonho, espero que seja uma ótima experiência até o fim. :)

    ResponderExcluir