Resenhas O Primo Basílio Eça De Queirós

agosto 11, 2017

Olá pessoal, na resenha de hoje vamos conhecer um homem egoísta sem escrúpulos que gerou revolta e uma jovem mulher que errou feio na vida e pagou o preço de seus erros.

Sinopse: Mais uma denúncia da decadência de uma sociedade e obra prima do realismo.
Luisa tinha uma vida comum até surgir em sua vida o primo que um dia foi seu grande amor. Durante a ausência de Jorge, seu marido, que viajava a trabalho, ela vê sua vida confortável desmoronar aos poucos e entra em estado de desespero com a ardente paixão em que a envolveu seu primo, Basílio. O fim da relação extra conjugal seria a resolução de tudo, mas Luisa não contava com as chantagens de sua empregada, Juliana, que fará de sua vida um verdadeiro inferno.

Gosto muito desse livro de Eça, ele mostra a decadência da sociedade de Lisboa e a trágica relação extra conjugal entre Luisa e seu primo.


Luisa vive muito bem ao lado de seu marido Jorge, eles tem uma casa uma empregada e uma cozinheira, são rodeados de amigos e socializam com eles sempre que podem, quando Jorge precisa viajar a trabalho Luisa se vê sozinha e entediada, a moça ainda precisa lidar com Juliana sua sua empregada que ela não suporta e vice versa. Antes de seu marido partir ela ficou sabendo que seu primo Basílio teria voltado a Lisboa, chegou até comentar com Jorge sobre o assunto, e então eis que ela recebe uma visita do próprio que chegou cheio de galanteios para cima dela. Ninguém no meio social de Luisa sabe ao certo mais corre um boato de que foram namorados no passado e que ela quase se casou com Basílio.



De fato os boatos eram verdade, Luisa teve uma paixão avassaladora por seu primo até que ele terminou tudo com ela e partiu para o Brasil, encantada com a visita dele eles começam a se relacionar e aos poucos Basílio muito esperto e sacana ganha o coração da prima novamente induzindo ela a ter um caso com ele, conseguindo o que queria Basílio deixa de galantear a jovem que passa por maus bocados para encontra-lo sem que ninguém perceba. A vizinhança já desconfia e Luisa não sabe mais Juliana sua empregada descobre o romance e vai usa-lo contra a patroa.



O livro me surpreendeu não imaginava que a história acontecia da maneira como foi, confesso que criei uma relação de amor e ódio com a leitura, e uma antipatia gigante pelo Basílio pela sua indiferença e egoísmo em relação ao próximo, também fiquei irritada com a ingenuidade de Luisa que se deixou destruir por homem não digno de confiança, gostei muito da atuação de Sebastião que interpreta o personagem de amigo do casal e faz de tudo para ajudar Luisa a manter seu relacionamento com Jorge, enfim adorei conhecer o autor, amei sua escrita e narrativa dei cinco estrelas para obra e desejo ler mais coisas publicados por ele.

Romance | 490 Páginas | Skoob | Compare & Compre: Submarino • Saraiva •Amazon| Classificação: 5/5

Você também pode gostar

29 comentário

  1. Oiii tudo bem??

    Sempre ouço falar dos clássicos, já li alguns na época do colégio, e nunca tive nenhum interesse genuíno por eles.
    Ver você fazer uma resenha dessa forma tão leve me deu até vontade de ler.
    Mas não sei se daria conta.
    Adorei a resenha, já tinha ouvido falar, mas não conhecia a história.
    Bju Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá essa edição é bem fininha e simples de ser lida, eu gostei bastante, fico feliz que tenha gostado, um grande beijo!

      Excluir
  2. Considerado um dos clássicos da literatura, Primo Basílio ainda é leitura obrigatória em muitas escolas. Infelizmente. Não que o livro, história ou enredo não sejam bons. Ao contrário, são bons. Mas a linguagem rebuscada e a falta de identificação com as questões adolescentes, fazem com que ele não seja apreciado e leve milhares de potenciais leitores a negação da leitura. O livro é voltado para o publico adulto, mais maduro. Fico feliz que tenhas gostado de um clássico e que despertou teu interesse. Pena que dependendo da idade isso nem sempre acontece. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá realmente o livro não é voltado para o publico mais jovem, talvez se fosse mais nova não iria gostar tanto quanto agora, porém acho importante que o aluno jovem tenha contado com obras assim, ajuda muito no amadurecimento de forma geral, beijos obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Nunca li essa obra porque na adolescência, fui obrigada a ler um clássico, achei mega chato e meio que traumatizei!
    Mas confesso que fiquei bem curiosa em sabe o final disso tudo.
    Adorei sua resenha. Me deixou realmente curiosa com o desfecho dessa relação/ chantagem.

    Beijinhos

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá fico muito feliz que tenha gostado, um grande beijo!

      Excluir
  4. Oi linda, eu tenho esse livro como leitura obrigatória da vida já e estou aqui fugindo sempre dessa minha meta, além disso, gostei de ver a sua resenha, pareceu-me ser uma leitura leve e viciante, com toda certeza pretendo lê-lo, mas primeiro preciso comprar hahahaha
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá obrigada pela visita, espero que possa ler em breve e gostar assim como eu, beijos!

      Excluir
  5. Olá,

    Não conhecia a obra, mas confesso que o enredo não me chamou tanto a atenção, vou pular essa dica, mas sua resenha está incrível.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá é um clássico da literatura, muitos não conhecem, mais vale muito a pena ler, porém vai muito de gosto, obrigada pela sua vista beijos!

      Excluir
  6. Clássico, está na minha lista mas ainda não tive tempo para lê-lo. Instigante sua resenha só me deixou com mais vontade.

    Beijos
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá fico feliz que tenha interesse na leitura, vale muito a pena, beijos!

      Excluir
  7. Hey, Michelle!

    Apesar de amar Eça de Queirós, esse é o livro dele que eu menos gosto.
    Não sei se você já leu "Madame Bovary", mas O Primo Basílio lembra muito esse livro.
    Eu me lembro até de que fiz um trabalho pra faculdade, fazendo uma leitura comparada entre esses dois livros.
    Mesmo assim vale a pena a leitura. Ouso dizer que odeio Juliana até hoje! ahahahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tenho muito interesse em ler "Madame Bovary" está na minha lista, gostei bastante do primo Basílio, mais acredito ser uma questão de identificação mesmo com a obra, e sim odeio Juliana, beijos obrigada pela visita :)

      Excluir
  8. oi. tem um tempinho que li essa obra, um tempinho mesmo, vi o filme há uns quatro ou cinco anos, também não recordo. O livro é atemporal e uma leitura fundamental e necessária, apesar de ser uma leitura fácil, há uma gama de significados válidos e que merecem nossa atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá fico feliz que já tenha lido e gostado assim como eu, também acredito ser uma leitura muito válida, obrigada pela visita beijos! :)

      Excluir
  9. Oii
    Eu tenho um projeto que leio os clássicos da literatura brasileira! Quando chegar a vez desse livro, espero gostar também!
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá que bacana, depois me passa algumas indicações que gostou, quero ler mais clássicos, estou gostando muito, beijos, obrigada pela visita! :)

      Excluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu gosto demais da escrita de Eça, mas ainda não li O Primo Basílio.
    Te recomendo A Cidade e as Serras, vc vai rir bastante!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá obrigada pela dica, vou procurar pra ler, beijos! :)

      Excluir
  11. Oie!
    Eu acho que só li um livro do Eça e gostei dele.
    Esse eu não li, mas já sabia a história.
    Gosto de como as coisas acontecem nele e tenho vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá que bacana, fico feliz que tenha gostado, um grande beijo!

      Excluir
  12. Oie
    ta ai um livro que tenho que ter coragem para ler pois clássicos normalmente me deixam bem entediada mas quero muito pegar o costume de ler esse tipo de livro, gostei da resenha

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Michelle, esse é um livro que eu tenho bastante curiosidade de ler e depois dos seus comentários fiquei ainda com mais vontade de lê-lo *--* Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  14. Oi!!
    Esses classicos da literatura eu só tive contato com alguns na época da escola e confesso que não conseguia gostar de ler eles.
    Mas acho que agora seria uma leitura mais facil e de melhor entendimento, tenho vontade de ler alguns.
    A tua resenha me deixou bem curiosa em ler esse livro e vi que essa edição tem poucas páginas.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  15. Oi Mi!
    Eu conheço o livro, mas não sou muito chegada a literatura nacional, somente da contemporânea, rs.
    Então é um livro que não sei se leria, mas é uma boa dica para gosta de livros do gênero :)
    Adorei a resenha!

    Bjs:*
    http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Só conhecia o livro por nome, mas por ler sua resenha fiquei curiosa. Quer dizer que teremos um caso aqui? Já quero intrigas HAHAHA sei que ele é um clássico, por isso talvez eu tenha fugido dele antes. Gostei e com certeza dica anotada! Sim parece que a nossa protagonista é meio ingênua, mas vamos ver pela leitura. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá! Essa é uma leitura que vale muito a pena. É muito interessante a história e prende nossa atenção do inicio ao final. Vale a pena conferir a versão para a tv também, ótima produção. Gostei bastante da sua resenha, bjoooo

    ResponderExcluir
  18. Livros clássicos não são algo wue eu leio muito. Inclusive, não conhecia a história de O primo Basílio, e confesso que já peguei uma antipatia né haha
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir

Última Resenhas

Vídeos