Resenhas O Primo Basílio Eça De Queirós

agosto 11, 2017

Olá pessoal, na resenha de hoje vamos conhecer um homem egoísta sem escrúpulos que gerou revolta e uma jovem mulher que errou feio na vida e pagou o preço de seus erros.

Sinopse: Mais uma denúncia da decadência de uma sociedade e obra prima do realismo.
Luisa tinha uma vida comum até surgir em sua vida o primo que um dia foi seu grande amor. Durante a ausência de Jorge, seu marido, que viajava a trabalho, ela vê sua vida confortável desmoronar aos poucos e entra em estado de desespero com a ardente paixão em que a envolveu seu primo, Basílio. O fim da relação extra conjugal seria a resolução de tudo, mas Luisa não contava com as chantagens de sua empregada, Juliana, que fará de sua vida um verdadeiro inferno.

Gosto muito desse livro de Eça, ele mostra a decadência da sociedade de Lisboa e a trágica relação extra conjugal entre Luisa e seu primo.


Luisa vive muito bem ao lado de seu marido Jorge, eles tem uma casa uma empregada e uma cozinheira, são rodeados de amigos e socializam com eles sempre que podem, quando Jorge precisa viajar a trabalho Luisa se vê sozinha e entediada, a moça ainda precisa lidar com Juliana sua sua empregada que ela não suporta e vice versa. Antes de seu marido partir ela ficou sabendo que seu primo Basílio teria voltado a Lisboa, chegou até comentar com Jorge sobre o assunto, e então eis que ela recebe uma visita do próprio que chegou cheio de galanteios para cima dela. Ninguém no meio social de Luisa sabe ao certo mais corre um boato de que foram namorados no passado e que ela quase se casou com Basílio.



De fato os boatos eram verdade, Luisa teve uma paixão avassaladora por seu primo até que ele terminou tudo com ela e partiu para o Brasil, encantada com a visita dele eles começam a se relacionar e aos poucos Basílio muito esperto e sacana ganha o coração da prima novamente induzindo ela a ter um caso com ele, conseguindo o que queria Basílio deixa de galantear a jovem que passa por maus bocados para encontra-lo sem que ninguém perceba. A vizinhança já desconfia e Luisa não sabe mais Juliana sua empregada descobre o romance e vai usa-lo contra a patroa.



O livro me surpreendeu não imaginava que a história acontecia da maneira como foi, confesso que criei uma relação de amor e ódio com a leitura, e uma antipatia gigante pelo Basílio pela sua indiferença e egoísmo em relação ao próximo, também fiquei irritada com a ingenuidade de Luisa que se deixou destruir por homem não digno de confiança, gostei muito da atuação de Sebastião que interpreta o personagem de amigo do casal e faz de tudo para ajudar Luisa a manter seu relacionamento com Jorge, enfim adorei conhecer o autor, amei sua escrita e narrativa dei cinco estrelas para obra e desejo ler mais coisas publicados por ele.

Romance | 490 Páginas | Skoob | Compare & Compre: Submarino • Saraiva •Amazon| Classificação: 5/5

Você também pode gostar

3 comentário

  1. Oiii tudo bem??

    Sempre ouço falar dos clássicos, já li alguns na época do colégio, e nunca tive nenhum interesse genuíno por eles.
    Ver você fazer uma resenha dessa forma tão leve me deu até vontade de ler.
    Mas não sei se daria conta.
    Adorei a resenha, já tinha ouvido falar, mas não conhecia a história.
    Bju Rafa

    ResponderExcluir
  2. Considerado um dos clássicos da literatura, Primo Basílio ainda é leitura obrigatória em muitas escolas. Infelizmente. Não que o livro, história ou enredo não sejam bons. Ao contrário, são bons. Mas a linguagem rebuscada e a falta de identificação com as questões adolescentes, fazem com que ele não seja apreciado e leve milhares de potenciais leitores a negação da leitura. O livro é voltado para o publico adulto, mais maduro. Fico feliz que tenhas gostado de um clássico e que despertou teu interesse. Pena que dependendo da idade isso nem sempre acontece. Bjos

    ResponderExcluir
  3. Nunca li essa obra porque na adolescência, fui obrigada a ler um clássico, achei mega chato e meio que traumatizei!
    Mas confesso que fiquei bem curiosa em sabe o final disso tudo.
    Adorei sua resenha. Me deixou realmente curiosa com o desfecho dessa relação/ chantagem.

    Beijinhos

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir