LUNA LINA A MENINA QUE SEMEAVA ECOS/JULIO CARLOS ALVES/EDITORA PONTES

maio 16, 2017

Olá pessoal hoje vamos conversar um puco sobre um livro nacional que tive a oportunidade de ler esse ano, graças ao trabalho como colunista, essa leitura foi muito diferente de todas as que já tinha realizado e gostei muito da escrita, espero que gostem também!


Luna Lina foi uma jovem que viveu em 1898, e que passou por diversas situações pessoais e 
familiares, a jovem era apaixonada pela escrita e gostava muito registrar seus pensamentos em sua máquina de escrever, trabalhava com dedicação e gostava muito de fazer essas anotações em baixo de uma árvore muito antiga plantada na frente de sua casa em uma fazenda, onde seu pai a criou. Até que um terrível acidente lhe deixou em coma por um tempo longo a menina não podia mais fazer o que gostava tanto.


O livro foi dividido em dois tempos, o autor foi maravilhoso em sua escrita e a mensagem deixada por ele me marcou assim como irá marcar seus próximos leitores, cheio de ensinamentos e gratidão pela vida e pela natureza o autor conseguiu de forma muito sútil nos mostrar as coisas mais importantes que no dia a dia passam despercebidas.


A jovem Luna se recupera volta do coma deixando os pais e familiares aliviados, passa mais tempo na companhia da árvore antiga, e como se fosse mágica ela começa a escutar uma voz que a principio achou que estivesse imaginando, quando se deu conta estava conversando em plenos pulmões com a seringueira que lhe passava a impressão de um velho sábio, Todos os dias a menina queria mais e mais informações que a árvore pudesse lhe dar e mesmo assustada com o fato de estar falando com algo que aos olhos de muitos não tem vida nem o poder da fala deixou sua curiosidade falar mais alto.



Com disse o livro foi contado em dois tempos, o de Luna e do Datilografo Dílio, pai de família trabalhador, que amava esposa e filha e se dedicava em suas tarefas. Dílio estava com sua filha pequena em uma praça na cidade onde moravam quando embaixo de uma velha árvore encontrou uma caixa metálica enterrada que lhe chamou muito atenção, junto da filha levaram a tal caixa misteriosa para casa pois foi difícil abri-la, curiosa como toda criança deve ser Emília a filha de Dilio não via a hora do pai abrir e lhe mostrar o conteúdo achado, ele vencido pela ansiedade da filha e pela própria enfim conseguiu ver o que continha lá dentro, um pequeno bloquinho de folhas muito pequenas e uma semente embrulhada, sua filha decepcionada logo deixou o pai com aqueles objetos sem sentindo, mais Dílio notou que no bloquinho miúdo havia relevo como se fosse pequenos furinhos, resolveu ir mais afundo e identificar o que era aquilo, descobriu que se tratava de um bloquinho com escritas, isso mesmo letras, formando um texto ou mais, curioso buscou ajuda para tentar entender o que aquelas palavras diziam.


A leitura flui naturalmente deixando o leitor muito curioso conforme o protagonista vai desvendando o pequeno diário encontrado na caixa, e o porque ele esta reduzido a minusculas palavras, com intuito de conscientizar as pessoas o autor nos mostra a importância da mãe natureza, de coisas que se tornaram parte da nossa rotina que não damos o real valor, percebemos através desse livro ensinamentos como preservação, tradições e como somos abençoados por termos tudo a nosso dispor nessa terra, como tudo foi pensado e planejado para vivermos bem.

Espero que tenham gostado, um beijos e até a próxima!

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

9 comentário

  1. Oii! Esse livro deve ser muito bom! Parabéns pelo blog, beijos.

    ResponderExcluir
  2. O livro parece super interessante, mais um para a minha lista de leituras (com tanto livro bom está vai ser dificil manter as leituras em dia!) Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, o livro me encantou bastante, vou procurar para ler.

    Ótimo blog

    ResponderExcluir
  4. ameei o post sobre o livro , vou correndo achar pra pode ler, bj :*

    ResponderExcluir
  5. Que história emocionante da jovem Luna, realmente a leitura do livro deixa o leitor curioso, eu já fiquei bastante curiosa com a história, gostei bastante da história e da resenha, bjs.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro ou a autora e fiquei super curiosa. Dica anotada! Adoro quando vejo nacionais sendo comentados nos blogs!

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente você tá de parabéns com esaas fotos! Super lindas, fiquei babando nelas. E eu gostei muito da história! Esse livro vai ficar na minha lista de desejos bem em cima. Achei muito legal e interessante a história!

    Beijos, Gi.
    Blog About Girls (PARTICIPE DO SORTEIO DE PINCÉIS!)

    ResponderExcluir
  8. Vou deixar nos meus favoritos, pois estou no momento lendo dois ao mesmo tempo e fiquei curiosa depois de ler sua boa resenha

    Bjs (•_•)

    ResponderExcluir
  9. Adoro livros nacionais, sempre bom ajudar nossos autores é mto legal isso!! Adorei a premissa deve livro, parece ser muito bom e ótimo de se ler, Luna parece uma personagem muito incrível e bacana. Adorei a resenha

    ResponderExcluir

Leituras em andamento

Google+ Badge

Postagem em destaque

LUNA LINA A MENINA QUE SEMEAVA ECOS/JULIO CARLOS ALVES/EDITORA PONTES

Olá pessoal hoje vamos conversar um puco sobre um livro nacional que tive a oportunidade de ler esse ano, graças ao trabalho como colunista...